Lista RA Madeira


Caros Colegas,

Inicia-se amanhã, dia 2 de fevereiro, a votação eletrónica para a eleição dos órgãos diretivos nacionais e regionais na nossa Ordem Profissional.

Pretende-se uma elevada participação dos membros da Região Madeira neste ato eleitoral e uma vitória expressiva da Lista RA, encabeçada por mim, José Miguel Branco.

Somos a única lista da Região Madeira que concorre a todos os cargos elegíveis na Região, inclusive manifesta-se solidária com as listas candidatas ao Conselho Fiscal e Disciplinar que, por força do Estatuto, concorrem de forma autónoma.

Como sempre afirmamos, somos uma lista independente de qualquer das listas nacionais e de quaisquer grupos ou interesses de terceiros, alicerçada única e exclusivamente na engenharia como um dos pilares para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.

Estamos na Ordem pela Ordem!

A Madeira conquistou o direito a uma autonomia plena dentro da Ordem dos Engenheiros em 2015, data em que passou de secção para Região Madeira. Em consequência, passamos a integrar o Conselho Diretivo Nacional.

Conhecemos os desafios que assistem à Ordem, a sua necessidade de constante adaptação e de integração de novas valências e conhecimentos. Temos provas dadas, interna e externamente, razão por que reunimos o apoio incondicional quer do atual Bastonário quer dos dois candidatos a Bastonário para o próximo triénio, mas também daqueles que alcançaram o patamar mais elevado da sua profissão na Madeira, o de membro conselheiro.

Temos total confiança na nossa capacidade de intervenção, mobilização e inovação.
Seremos, como temos sido, a lista da transformação, sabendo inovar, integrando novos colegas nos cargos diretivos, mas com grande sentido de responsabilidade e respeito pelos que nos precederam.

Dos 31 candidatos que constituem a lista RA, 30% são novos colegas que aceitaram o desafio de candidatar-se aos diferentes órgãos da direção. Isto, integrados numa recandidatura, que pretende dar continuidade à equipa por mim criada e liderada em 2019.

No último triénio, a atual Direção atraiu e registou cerca de 160 novos membros e aumentou o número de colégios de 5 para 7, estando já a trabalhar na criação de mais dois colégios.

Continuando a inovar, vamos criar coordenadores de áreas temáticas transversais, como a economia circular e a ciência e tecnologia.

Somos a Direção que mais formação, mais informação, mais conferências e mais debate proporcionou aos seus membros, mesmo num triénio prejudicado pela pandemia.

A lista RA é constituída por Engenheiros de todas as áreas e sectores: Público- 23%; Académico-13%; Empresarial Público- 19% e Privado - 45%.

De 2019 a 2021, a atual Direção contribuiu diversas vezes para a estratégia regional Madeira 2030, incluindo medidas de apoio à economia da RAM no contexto da pandemia COVID-19, e para o Plano de Desenvolvimento Económico e Social da RAM 2030.

Já em janeiro de 2022, e na sequência do reconhecimento do trabalho por nós realizado, a Região Madeira da OE foi incluída como membro de pleno direito no Conselho Regional de Inovação, entidade coordenadora da Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2021 - 2027.

Por um princípio de objetividade e transparência, que sempre assumimos, segue um resumo das atividades desenvolvidas no último triénio (2019-2021).